top of page
Saiba mais sobre as algumas pragas 

Baratas: Entre os principais problemas que as baratas podem ocasionar aos seres humanos está a atuação delas como vetores mecânicos de diversos patógenos (bactérias, fungos, protozoários, vermes e vírus). As baratas domésticas são responsáveis pela transmissão de várias doenças, através das patas e fezes pelos locais onde passam. Por isso são consideradas perigosas para a saúde de seres humanos

Ratos: São pragas que causam danos estruturais danificando fiações, estruturas, além de ser um vetor para diversas doenças, na maioria das vezes transmitidas pelas suas fezes ou através de seus parasitas que com seus hospedeiros como a Yersinia pestis, causam doenças como a peste bulbonica

Formigas: As formigas são úteis porque podem ajudar a exterminar outros insetos daninhos e a aerificar o solo. Por outro lado, podem tornar-se uma praga quando invadem as casas, jardins e campos de cultivo. As “formigas-carpinteiras” destroem a madeira furando-a para fazer os seus ninhos. As “formigas-assassinas”, têm a tendência de atacar animais muito maiores que elas, para se alimentarem, ou se defenderem. É raro atacarem o homem, mas podem dar picadas muito dolorosas e, se forem em grandes números, podem causar dano permanente ou matar por alergia grave.

Cupim: esses insetos são notórios pelos prejuízos econômicos que causam como pragas de madeira e de outros materiais celulósicos, ou ainda como pragas agrícolas, apesar de apenas cerca de 10% das espécies conhecidas de cupim possuir estas características.

Caramujo-gigante-africano: Pode transmitir ao ser humano o verme Angiostrongylus cantonensis causador de meningite, por ser o hospedeiro natural dele. Esse tipo de meningite ocorre principalmente na Àsia, porém, há notificação de casos em Cuba, Porto Rico e EUA. 

 

 

 

 

 

Moca-doméstica: é um dos insectos mais comuns e um membro do grupo das moscas (ordem Diptera). A mosca pode pousar em comida, contaminando-a de bactérias e tem sido, durante os tempos, responsável por inúmeras propagações de doenças.

Pulgas: são parasitas externos que se alimentam do sangue de mamíferose aves. Estes animais podem transmitir doenças graves como o tifo e apeste bubónica.

Carapatos: é um artrópode da ordem dos ácaros, classificado nas famílias Ixodidae ou Argasidae. São ectoparasitashematófagos, responsáveis pela transmissão de inúmeras doenças.

Aranha: são a ordem mais numerosa da classe Arachnida, distantemente relacionadas com outros grupos deartrópodes, como os insetos, com os quais não deve ser confundidas. Possuem duas subordens: Opisthothelae (a mais diversa e abundante, que contém os táxons Mygalomorphae, as caranguejeiras, e Araneomorphae, as aranhas modernas), e a Mesothelae, a qual contém apenas a famíliaLiphistiidae, constituída de aranhas asiáticas raramente avistadas.Existem cerca de 40 000 espécies de aranhas1 , o que a torna a segunda maior ordem dos Aracnídeos, atrás da ordem Acari (ácaros). Essas 40 000 espécies são divididas em mais de 100 famílias, sendo que cerca de 30 delas são consideradas perigosas para o homem.

Morcego: Ùnicos mamíferos naturalmente capazes de voar, têm a dieta mais variada entre os mamíferos, pois podem comer frutos, sementes, folhas, néctar, pólen, artrópodes, pequenosvertebrados, peixes e sangue

Abelhas: São insetos que vivem em sociedade. Podem estabelecer colônias em árvores ocas, beirais de casas ou varandas, janelas entre outros locais.

Limpeza de Caixa d'Água

É necessário verificar as condições de higiene e vedação, para prevenir a entrada de insetos e outros corpos estranhos. De seis em seis meses deve-se executar a limpeza, afastando, assim, o risco de doenças, como verminoses e infecções.

bottom of page